BTT MINDE 2008 - btt.minde.eu

04/01/08

Lisboa-Dakar 2008 Cancelado











LISBOA / DAKAR 2008 - Seria mais ou menos assim! (click na imagem)


Por questões de segurança, a edição 2008 do Lisboa/Dakar foi cancelada.
A decisão apanhou todos de surpresa. A organização do Lisboa-Dakar 2008 anulou hoje a prova, pela primeira vez em 30 anos, devido às tensões políticas internacionais, ao assassínio de quatro franceses na Mauritânia e às ameaças de terrorismo islâmico contra caravana.


"Tenho uma péssima notícia, o Dakar 2008 não arrancará", anunciou Etienne Lavigne, responsável da Amaury Sport Organisation (ASO), organizador da prova, perante um grande auditório do Centro Cultural de Belém, repleto e com as faces dos participantes a expressarem desilusão e frustração.

Lavigne explicou que, "após várias trocas de informação com o Governo francês, em particular com o ministério dos Negócios Estrangeiros, e tendo em conta as suas firmes recomendações, os organizadores decidiram cancelar o rali, que deveria realizar-se de 05 a 20 de Janeiro".
"Tendo em conta as actuais tensões políticas internacionais, o assassínio de quatro turistas, no passado dia 24 de Dezembro, atribuído a um ramo da Al-Qaeda, no Magrebe Islâmico, e, acima de tudo, às ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas, a ASO não pode tomar outra decisão que não seja a anulação da prova", precisou Lavigne.

O organizador francês recordou que "a primeira responsabilidade da ASO é a de garantir a segurança de todos: populações dos países atravessados, concorrentes amadores e profissionais, sejam eles franceses ou estrangeiros, elementos da assistência técnica, jornalistas, patrocinadores e colaboradores do rali".

"A ASO reafirma que as questões de segurança não estão, não estiveram, nem nunca estarão em causa no rali Dakar", assegurou Lavigne.
O responsável da ASO sublinhou que a empresa francesa de organização de eventos desportivos "condena a ameaça terrorista que anula um ano de trabalho, de inscrições e paixão para todos os participantes".

Lavigne disse que a ASO está "consciente da frustração vivida, em particular em Portugal, Marrocos, Mauritânia e Senegal, bem como entre todos os fiéis parceiros", assim como "da decepção geral e das pesadas consequências económicas, em termos de retorno directo e indirecto, para os países atravessados".
Por isso, garante que "continuará a defender os valores que caracterizam os grandes acontecimentos desportivos e prosseguirá com a mesma determinação o desenvolvimento das suas acções humanitárias".

"O Dakar é um símbolo e não pode destruir os símbolos. A anulação da edição de 2008 não coloca em causa o futuro do Dacar. Propor, em 2009, uma nova aventura a todos os amantes do 'rali-raid' é um desafio que a ASO irá assumir nos próximos meses, fiel à sua presença e paixão pelo desporto", concluiu Etienne Lavigne.
Fonte: Lusa

Sem comentários: